Em primeiro lugar, a deusa Hestia traz um arquétipo feminino pouco explorado nos dias de hoje, no entanto este arquétipo tem qualidades muito interessantes a serem observados.
A princípio, Héstia é a deusa do fogo no lar, aqui isso significa que nosso corpo é morada do nosso espírito. A chama que aquece a alma, nutrindo a nossa vida interior, trazendo integridade e valor pessoal para nós mesmo.
É justamente esse fogo interior que te dá a segurança e a autoconfiança. Assim também, é este mesmo fogo que te traz a paz, a ordem e a energia para você e quem estiver ao teu lado.
Como resultado Héstia aprendeu que ao olhar para dentro de si mesma, ela consegue saber o porque as coisas estão acontecendo ao seu redor.
Tudo na vida, mostra quem você é, isto é um princípio básico. A vida, as coisas e os acontecimentos refletem o que somos, o que fazemos e os valores que temos.
É preciso descobrir o que tem dentro de você e o que esta gerando aquela situação, o que esta contribuindo para que determinada coisa aconteça. Olhando para dentro de si, você achará todas as causas.
Em conclusão a busca é sempre por uma causa interna e não externa.
Quem era a deusa Héstia?
Filha de Cronos e Reia, dos 6 irmãos ela era a mais velha. Mas depois que foi engolida e Zeus os salvou, ela foi a última a sair do interior de Cronos. Contudo parece que ela não gostou de ter saído de Cronos.
Ela pediu a Zeus o privilégio de ser para sempre virgem.
Conheça a interessante história de Héstia em: Deuses Gregos
Em síntese ela é tipo uma dona de casa, que cuida do Olimpo. Todos os deuses precisam de Héstia. Ela é uma presença fundamental na vida de todos os deuses, trazendo interiorização e insights para a vida deles.
Héstia aparecia muito pouco, com um véu na cabeça e muito discreta.
Assim sendo, não participava das brigas e das intrigas dos deuses. Ela é com toda a certeza aquela deusa pacífica, que só quer paz.
Semelhantemente com Atena e Ártemis, formavam um grupo que era odiado por Afrodite que não podia interferir na vida das três.
Era descrita sempre como calada, gentil, pacifica, serena, calma, reservada, digna e equilibrada. Dificilmente Atena e Ártemis conseguem ter todas essas qualidades.
Porém o poder dela era silencioso, pois todas as honras e orações eram oferecidas a Hestia primeiramente.
Não tinha rancores e nem inimigos a saber.
Linda, como todas as outras deusas, ainda assim não se envolveu sentimentalmente com ninguém.
Todavia uma vez Priapo tentou violenta-la, quando um burrico começou a berrar acordando a todos e ela escapou em tempos.
Longe do sexo portanto vivendo fora da normalidade.
Ela se torna o centro da família, a força e o fogo aquecedor que não pode ser apagado, o centro da vida, ou seja, o seu centro. Aquele fogo interior que te mantem vivo.
A experiência interior é simbolizada por Héstia. Você precisa habitar bem o seu mundo interior ela é aquela deusa que vai te ajudar a viver bem consigo mesmo.
Como ativar o arquétipo feminino de Héstia?
- Grande capacidade de observação.
- Presta atenção em si mesmo.
- Introvertida reservada.
- Vinda interior calorosa.
- Tem sabedoria, sabe sempre como agir.
- Se entrega de alma em tudo que esta fazendo.
- Reflexiva e pensa antes de agir.
- Firmeza interior em meio a confusão externa.
- Tranquila e serena.
- Força intuitiva e imaginação.
- Consegue harmonizar o ambiente em que esta.
- Cultiva a solitude e gosta de ficar consigo mesma.
- Paz e harmonia interior.
Lado Sombra do arquétipo feminino de Héstia.
- Prefere ficar sozinha e reclusa.
- Sem ambições pessoais.
- Não é espontânea.
- Tem pouca praticidade.
- Não consegue se impor.
- Baixa vitalidade emocional e física.
- Muito tímida.
- Desinteressada pelo que acontece ao seu redor.
- Prefere o anonimato.
- Não sabe lidar com momento de pressão.
- Sedentarismo e desinteresse pela saúde do corpo.
0 Comentários