A deusa Hera simboliza o arquétipo feminino da esposa e companheira. Este é o arquétipo da mulher que deseja casar, que não tem objetivos próprios, justamente porque o seu foco esta no seu parceiro. Ela quer ajudar o seu cônjuge a alcançar sucesso na vida.
A mulher com o arquétipo feminino da deusa Hera, considera primordialmente o casamento como uma realização de vida.
Em contraste com outras deusas como Atena, Ártemis e Héstia que são deusas livres e independentes para fazer o que quiserem e como quiserem sem a necessidade de um companheiro, Hera pode se sentir incompleta sem um marido ao seu lado. Em outras palavras o foco dela esta principalmente no parceiro e não em si mesma.
Nesse sentido, Hera é daquele tipo de mulher que acompanha cada passo do marido, cada avanço profissional como um progresso de si mesma.
Por analogia com este arquétipo podemos citar a esposa do MC Kevin, Deolane Bezerra que com grande capacidade profissional, dedicava sua carreira profissional para administrar a vida do marido.
E igualmente, Hera recebeu ao longo da história o esteriótipo da esposa chata, reclamona, mau humorada que sempre esta pegando no pé do marido.
Todavia a deusa Hera traz muitas outras virtudes a serem destacadas. Os deuses gregos eram na verdade como nós humanos, que temos aspectos positivos e negativos em nós.
E no decorrer deste artigo você irá apreciar e poderá usar a força deste arquétipo na sua vida.
Quem era a deusa Hera: Rainhas dos Deuses.
A deusa Hera filha de Cronos e Réia, irmã e esposa de Zeus e que apesar de toda a sua infidelidade, Hera se torna a rainha de todos os deuses e senhora da Terra e do Céu.
Quando os outros deuses se reúnem, ela é respeitada igualmente a Zeus.
Apesar de todas as amantes de Zeus, somente a deusa Hera pode senta-se ao lado dele no trono dourado do Olimpo ostentando um cetro real.
Contudo, Hera nunca conseguirá por completo ter o poder total sobre o marido.
Zeus sempre foi muito mulherengo, e conseguia por várias vezes enganar a deusa, para conseguir ter seus casos extras conjugais, com outras deusas, ninfas e até mortais.
A infidelidade de Zeus era a grande dor da deusa Hera, uma chaga que trazia muito sofrimento emocional bem como a impotência diante das traições, e por consequência disso sua psiquê ficava gravemente desequilibrada.
Ela era extremamente linda e inteligente. Porém ciumenta, vingativa e violenta. De tal forma que para castigar as amantes e prejudicar os filhos bastardos de Zeus, ela criava todos os tipos de intrigas e castigos possíveis.
Analogamente o ódio de Hera, não é apenas pela traição do marido Zeus, a sua raiva seria o fato de não querer perder o seu poder e nem sua posição de rainha.
Ela odiava Atena porque Zeus deu a luz a uma filha sem sua ajuda. Do mesmo modo detestava Afrodite por ser sedutora e ter perdido para a deusa do amor o concurso de beleza.
Arquétipo Feminino da Vigilância Constante:
Hera tinha uma vigilância sempre muito atenta em cima do marido, ela tinha um grande poder de observação e ver nas entrelinhas.
No casamento entre Tétis e Peleu ela deu prova de que sempre observava e tentava pegar coisas no ar com relação a Zeus.
” Logo depois, chegou a divina Hera. Não tinha vindo com Zeus porque queria cumprimentar a noiva quando ele não estivesse por perto. Há muito ela tinha aprendido a surpreender, no olhar do marido, aquele lampejo de cobiça que as outras mulheres despertavam, e não tinha a menor dúvida de que Tétis tinha agradado por demais ao incorrigível conquistador. Conhecia muito bem as manhas dele, e este casamento de Tétis com um mortal estava lhe parecendo suspeito – talvez fosse apenas um arranjo de Zeus, com uma festa de mentira, um marido de mentira, só para esconder mais um de seus adultérios. No entanto, ao falar diretamente com Tétis, tranqüilizou- se: o seu olhar perscrutador encontrou o límpido olhar de uma virgem, que falou com ela sem o embaraço inevitável de alguém que estivesse com culpa.” (Livro: A Guerra de Tróia de Claudio Moreno).
Foi nesta mesma festa de casamento que aconteceu uma disputa entre Hera e suas ilustres rivais Atena e Afrodite, pelo titulo de “a mais bela das deusas”.
E como sempre, Hera se mostrou ser uma oponente formidável em qualquer debate, disputa ou choque de vontades. Tem uma energia muito grande e uma vontade de ferro.
Mas nesse concurso entre deusas rivais quem levou a melhor foi Afrodite.
Hera juntamente com Atena vingaram-se devastando o país e a família de Páris.
,
O Arquétipo Feminino que Cuida, Protege e Consolida:
Zeus sempre representará a criação, justamente por isso que seria impossível Zeus ser fiel com Hera. Ele precisava ter aquele monte de filhos. O poder da criação estava nas mãos dele.
Todavia, Hera por analogia significa a fecundidade, a dedicação para fortalecer toda a obra da criação.
E tudo aquilo que foi criado, precisa de proteção e dedicação. Por isso que Hera é aquela que cuida e protege para que tudo prospere e se consolide as conquistas.
O que essa consolidação quer dizer? Que ela é aquele tipo de pessoa que consegue tirar de nós aquilo que temos de melhor. Parece que a pessoa vê a nossa vocação e consegue extrair o melhor de nós.
Só para exemplificar, é como se você tivesse um potencial heroico igual o de Hércules. E por causa dessas provas que o fez um famoso herói cheio de potencial. Consolidando assim seu nome, Hércules que significa a glória de Hera.
É devido a esta consolidação, ela cuida de todo o Olimpo do jeito dela.
Como ativar o arquétipo feminino da deusa Hera?
Lado Luz:
- Possui confiança em si mesmo e no que pretende fazer.
- Usar mais ainda seu poder de observação detalhada antes de agir.
- Senso de moral e ético.
- Sabe amar como ninguém e se dedica ao relacionamento afetivo.
- Defende os valores da família.
- Tem espirito de grupo, sabe fazer parcerias.
- Pessoa distinta respeitável e sóbria.
- Sabe se portal socialmente.
- Considera as relação importante e séria.
- Tem poder e autoridade no local onde administra.
- Educada, disciplinada e rigorosa.
- Fiel e leal.
- Tenta harmonizar as relações.
- Grande poder de persuasão.
Uma observação importante. Cuidado com este arquétipo pois ele possui muita sombra.
Lado Sombra:
- Não tem aspirações próprias e pessoais.
- Vive sua vida em função somente do outro.
- Baixa sexualidade e sensualidade.
- Ciumenta, vingativa e muito possessiva.
- Abre mão das suas necessidade por causa de outros.
- Obsessiva e controladora.
- Tem uma postura muito tirana.
- Sente muito incompleta.
- Necessidade de ser prestigiada pelo casamento.
- Se for mulher não é uma boa mãe.
- Muito perfeccionista.
- Competidora ao extremo.
0 Comentários