Á princípio o arquétipo do leão é visto com características negativas. Ele pode ser visto como a representação da acomodação, pois quem vai a caça para trazer o alimento e sustentar a família são as fêmeas (leoas). E do mesmo modo ele é visto como o arquétipo do individualista, porque são as fêmeas (leoas) que caçam, mas quem se alimenta antes de todos é o leão.
Ademais ele só desperta seu instinto combativo de caça e vai para ação quando esta em situações críticas, desesperado e muito faminto.
Contudo é importante dizer que, antes do leão chegar na fase de “Rei”, ele terá que percorrer um longo caminho e enfrentar grandes desafios.
Por outro lado, são cheios de esperanças para um novo futuro.
Mesmo quando não havia nenhuma esperança, sempre procurei dar o melhor de mim.
Orson Welles

Pesada é a Cabeça que Carrega a Coroa.
É verdade que o leão leva o título de rei das selvas por não ter predadores naturais, contudo o leão tem suas preocupações que é defender o seu harém de leoas e se manter no poder, já que ele tem sua soberania constantemente desafiada por outros leões que querem subir ao poder e que são tão fortes lutadores experientes.
Eventualmente quando acontecem casos de perda de reinado, a família sofre uma terrível violência do novo regime homicida. O rei é expulso e da mesma forma os filhotes são espancados e mortos.
Além disso, as próprias leoas não aceitam um leão rei que não seja viril e forte que possa acasalar e proteger os filhotes. (Veja o Arquétipo da Leoa)
Portanto o leão para chegar no seu posto de rei, precisa desenvolver a força, a liderança, o valor, a determinação e sua auto estima.
Como Ativar o Arquétipo Leão?
- Perspicácia: Usam seus instintos para enfrentar o perigo.
- Sabedoria: São ousados, mas sabem a hora de recuar.
- Inteligência: Aprendem rapidamente com todas as experiências.
- Determinado: Sempre esta preparado para ir um pouco mais longe.
- Sempre Atentos: Farejam e estão prestando atenção em tudo que esta ao redor.
- Astutos: Roubam comida de outros animais.
- Disposição para aprender: Aprende o que é necessário.
- Foco e Concentração: Sempre muito atentos.
- Decisão: Sabe a hora de agir, e quando desistir.
- Estratégicos: Sabe trabalhar em equipe e de forma estratégica.
- Senso de oportunidade: Não deixa passar a oportunidade.








Arquétipo Leão Lado Sombra
Na abordagem do arquétipo do leão, o lado sombra representa os aspectos negativos ou menos conhecidos desse arquétipo. Aqui estão alguns exemplos do lado sombra do arquétipo do leão:
- Domínio excessivo: O lado sombra do arquétipo do leão pode manifestar-se como uma necessidade de controlar e dominar os outros. Buscando constantemente ser o centro das atenções e a submissão dos demais.
- Arrogância e egocentrismo: Um leão dominado por sua sombra pode ser controlador, egocêntrico e acreditar que é superior aos outros, ignorando as necessidades e perspectivas alheias.
- Destruição impulsiva: Sob o efeito da sombra, o leão pode se tornar impulsivo, agressivo e destrutivo, prejudicando os outros ou a si mesmo em momentos de raiva ou confissão.
- Falta de empatia: A sombra do arquétipo do leão pode levar à falta de compaixão e empatia em relação aos sentimentos e problemas dos outros, tornando-o insensível e indiferente.
- Liderança tirânica: O lado sombra do leão pode se manifestar em um estilo de liderança ditatorial, onde o líder impõe sua vontade sem considerar o bem-estar daqueles que estão sob sua liderança.
- Dependência de aplausos externos: Um leão afetado pela sombra pode esperar da aprovação e elogios dos outros para se sentir validado e valorizado.
- Manipulação para alcançar objetivos: O lado sombra pode levar o leão a utilizar a manipulação e a dominação emocional para alcançar seus objetivos, sem levar em conta as consequências para os outros.
É importante lembrar que todos os arquétipos têm uma dualidade, e o lado sombra é uma parte natural e humana de cada um. Reconhecer e trabalhar a sombra é um processo importante de autodescoberta e crescimento pessoal. O objetivo é integrar os aspectos negativos de um arquétipo, desenvolvendo as suas qualidades positivas e saudáveis, para se tornar um indivíduo mais equilibrado e autêntico.
0 Comentários