Primeiramente o arquétipo da borboleta significa: Renovação, mudança, evolução, renascimento, liberdade e mudança de fase.
Se você quer que uma fase mude rápido, use o arquétipo da borboleta e a mudança virá. Pois a energia da borboleta é de mudança e transformação. É um arquétipo que você não pode usar muito tempo pois haverá mudança constante.
Arquétipo da Borboleta: Viver muito não é viver 100 anos, viver muito.. é viver cada minuto.
A natureza é um livro aberto para aqueles que tem a pergunta certa a fazer, em primeiro lugar. Em segundo lugar, saber entender as respostas da vida, bem como aprender lentamente o que a vida esta querendo ensinar.
A vida nos mostra que existe sim a possibilidade de mudar. Costumo dizer que, se você deseja saber se algo na vida é possível, basta olhar para a natureza. Se na natureza existe então é possível.
Sob o mesmo ponto de vista, a natureza por si só nos dá inúmeras possibilidades. O arquétipo da borboleta por exemplo é uma grande prova de transformação e de renovação.
Quando se encontrar com esses seres notáveis. Pare e observe com atenção. Aprenda a confiar na natureza que nos ensina o tempo todo com suas sábias simbologias.
A Borboleta é um arquétipo da transformação e da ressurreição, nesse sentido ela esta ligada a alma humana.
Você é o que você come:
No sentido evolutivo, a fase de lagarta diz muito sobre o arquétipo borboleta.
Elas se alimentam o tempo todo de folhas, comem vorazmente, como fazem os humanos preocupados apenas com a obsessão e as necessidade de possuir as coisas materiais e pessoas.
Alguns de nós nunca abandonam essa obsessão e permanecemos enraizados como lagartas, vagando de folha em folha pelo resto da vida. Este é o lado sombra do arquétipo da borboleta.
Em síntese ficamos inconscientes, se alimentando de coisas que jamais nos levarão para uma evolução, emocional, espiritual ou profissional.
A fase do Casúlo – Chave do Arquétipo da Borboleta:
Existem aqueles que perdem o gosto pelas coisas fúteis deste mundo, semelhantemente a lagarta que para de comer alguns dias antes de entrar na crisálida. Insatisfação e inquietação são sinais característicos de nossa alma de que por certo uma transformação está chegando.
A lagarta começa a buscar um lugar para passar pela mudança. No momento em que ela esta dentro da crisálida, a forma anterior é perdida e a nova é moldada.
Esta fase é marcada pelo momento de transição e de transformação… A chamada metamorfose. Onde ela se fecha em um casulo para se transformar em um ser melhor.
No momento em que ela se isola dentro desse casulo, começa então o processo de transformação. Estar consigo mesmo é a ferramenta necessária para que aconteça a mudança.
Por analogia, esse processo de estar consigo mesma dentro do casulo, é o momento do autoconhecimento. Sem dúvida o ponto chave para quem quer usar o arquétipo da borboleta.
Como Ativar o Arquétipo da Borboleta?
- Aprender com o que passou: Olhe para pelo menos um anos atrás e se pergunte; quais as oportunidades que a vida de teu?
- Viva cada minuto: Observe o quanto que a vida esta te mandado respostas. A vida não falta a nenhuma pergunta que fazemos com seriedade. E fique atento procurando a resposta.
- Estabeleça metas reais e necessárias: Se você quer viver uma transformação, não minta para si próprio. Tenha postura diante da vida.
- Liberdade: Seja livre, confie em sí mesmo, tenha autoestima.
- Ação: Significa dar asas aos seus sonhos. Fazer eles acontecerem. Sonhar apenas não basta. É preciso criar aquilo que você quer viver. Veja também o arquétipo do cavalo.
- Comunicação sutil: A borboleta apesar de ser uma criatura frágil, ela sabe se comunicar muito bem, de forma sutil porém bem clara e objetiva tanto contra inimigos, quanto para um parceiro. Portanto o arquétipo de borboleta traz a capacidade de comunicação. Seja claro nas suas comunicações, tanto com você mesmo, quanto aos outros.
- Sonhe com a inovação e não fantasie: Não iluda a si próprio.
- Alimente sua alma: Cuidado com as coisas que você alimenta sua alma. Não perca tempo com fofocas, inveja ou julgamento para que essas coisas não impeçam sua transformação.
Em conclusão o arquétipo da borboleta nos ensina a atravessar melhor as dificuldades, temer menos a morte a amar a renovação e confiar que ela trará algo ainda mais belo para a sua vida.
Qual o lado sombra do arquétipo da borboleta?
O lado negativo do arquétipo da borboleta é que a uma mudança muito constante e essas mudanças geralmente é sempre muito rápida igual a vida de uma borboleta.
- Superficialidade: O lado sombra do arquétipo da borboleta traz a tendência de valorizar apenas a aparência e as mudanças superficiais sem um desenvolvimento profundo e substancial.
- Inconstância: O lado negativo do arquétipo da borboleta traz dificuldade em manter compromissos e a tendência de mudar de ideia ou de direção com muita frequência, sem aprofundar-se em nenhuma área ou relacionamento. Preste atenção em pessoas que tatuam a borboleta por exemplo. Você irá notar que a vida delas é uma constante mudança.
- Vulnerabilidade: Assim como uma borboleta é frágil e vulnerável, esse arquétipo pode refletir uma personalidade muito sensível, que se ofende facilmente.
- Evitam enfrentar problemas: O lado negativo do arquétipo da borboleta pode fazer você “voar” para longe das dificuldades em vez de confrontá-las diretamente.
Como Ativar o Arquétipo da Borboleta?
Para ativar o arquétipo da borboleta você pode sim usar uma imagem onde deseja. Mas não use por muito tempo. Aqui vai algumas dicas de como ativar o arquétipo da borboleta.
- Abrace mudanças positivas: Acolha novas oportunidades e experiências que promovam crescimento pessoal e transformação.
- Cultive a leveza e a alegria: Encontre maneiras de incorporar mais diversão e alegria em sua vida cotidiana, como hobbies criativos e momentos de lazer.
- Pratique a flexibilidade: Esteja aberto a ajustar planos e rotinas, adaptando-se a novas circunstâncias com uma atitude positiva.
- Entre em seu casulo: Reserve um tempo regularmente para se retirar do mundo exterior e entrar em um “casulo” de introspecção. Isso pode envolver meditação, journaling ou simplesmente momentos de silêncio e reflexão. Use este tempo para conectar-se com seus pensamentos e emoções mais profundos, permitindo-se transformar e crescer internamente.
- Desenvolva resiliência emocional: Trabalhe em fortalecer sua capacidade de lidar com mudanças e desafios, mantendo uma perspectiva otimista e construtiva.
4 Comentários
Adorei a explicação sobre este arquétipo! Estou me ancorando nele neste momento. Gratidão por compartilhar!
Cada dia gostou mais e mais de suas explicações sobre os arquétipos. Parabéns!!
Gratidão
Não recebi o e-book
Fantástico. Amo muito conteúdos a respeito dos arquétipos. Em especial acho o arquétipo da borboleta um arquétipo incrível. Principalmente por eu ser uma pessoa que custa aceitar mudanças. Esse arquétipo já me ajudou muito a respeito dessa inflexibilidade.
Oi Karen, obrigado pelo seu relato. Todos nós temos essa resistência a mudança. Acho que faz parte da vida e do ser humano. Que sejamos como a borboleta, que tem consciência do pouco tempo de vida, e aproveita a mudança para viver aquilo que veio para ser vivido.