O arquétipo Perséfone antes de tudo é daquela pessoa (mulher ou homem) que tem uma postura passiva na vida, e que se deixa conduzir por outras pessoas.
Geralmente são pessoas maleáveis e flexíveis e quase sempre elas tem um comportamento distante e distraído.
Em outras palavras elas vivem no inconsciente, não percebem muito as coisas ao seu redor, passam o maior tempo dentro delas mesmas, lidando com as sombras dentro de si. Além disso não tem muitas ambições e sempre evitam entrar em uma competição.
Ainda assim este arquétipo tem o seu lado positivo. Por exemplo, ele faz com que as pessoas sejam altamente intuitivas e reflexivas, e ao mesmo tempo elas trazem um ar de pureza e jovialidade, parece que nunca envelhecem.
Sem dúvida são daquele tipo de pessoa que se entrega totalmente ao que esta fazendo e que tem uma forte espiritualidade.
Portanto este arquétipo te ajudará a trazer mais interiorização, aguçando também sua intuição.
Ela desceu ao inferno dela mesma, conseguiu transitar entre luz e sombra. Conheceu o abismo e o medo, brilhou sua luz com o amor.
Quem era á a deusa Perséfone?
Antes de mais nada a misteriosa deusa Perséfone, era filha de Zeus e Deméter. Que juntamente com sua mãe cuidavam das sementes da terra. Assim também vivia feliz no Ólimpo dos deuses, brincando com as ninfas e outros seres divinos.
Talvez por desenvolver uma grande interiorização, espiritualidade e inocência, chamou a atenção de Afrodite que de certo temia que Perséfone seguisse os mesmos passos que Athena (a sábia) e Artémis (a caçadora), que desprezavam igualmente os poderes de Afrodite.
A deusa Afrodite, nesse ínterim estava observando a Terra, e viu que Hades se encontrava próximo do local onde Perséfone colhia distraída alguns Narcisos.
Então chamou o Cupido e pediu que o filho atirasse uma flecha no coração de Hades para que se apaixonasse por Perséfone.
Em seguida, Cupido travesso como sempre, atendeu o pedido feito pela mãe e atirou a flecha que atingiu o monarca do Hades. Logo após, vendo Perséfone, imediatamente se apaixonou por ela. A euforia da paixão tomou conta da mente e do coração de Hades, que pelo ímpeto abriu um buraco no chão raptando Perséfone, levando-a para o submundo.
Demeter ficou arrasada quando soube do rapto da filha. Depois de andar 9 dias e 9 noites, descobriu que Perséfone tinha sido levada com o consentimento de Zeus para o mundo de Hades. (Ler sobre o arquétipo de Hades)
Perséfone foi obrigada a casar-se com Hades, porque tinha comido um romã, comida dos mortos enquanto esteve no Hades, o que a obrigava ter uma ligação com o mundo infernal. Dessa forma, comendo a româ, ela deixava para trás a sua inocência.
Ela se tornou a soberana do reino dos mortos. E o acordo seria que Perséfone passaria 6 meses no Hades e depois 6 meses no Olimpo com sua mãe.
Arquétipo Perséfone: O amadurecimento
Certamente o rapto de Persefone foi um grande trauma para ela. Por certo era uma jovem donzela inocente em todas as coisas no momento do seu rapto. E do dia para a noite precisou amadurecer.
O reino de Hades é mundo do inconsciente, onde estão as perdas, sombras, as vergonhas, os traumas, e tudo isso faz parte daquilo que Peséfones precisa confrontar para evoluir em sua vida.
O Arquétipo Perséfone nos ensina que todos experimentamos um trauma na nossa vida, e quando isso acontece é preciso assim como Perséfone amadurecer nossa alma em relação a este trauma, expandir nossa consciência para uma nova sabedoria, um novo ciclo para que possamos ver a luz.
Ela passava metade do ano em seu reino infernal com seu marido, e a outra metade no Olimpo com sua mãe. Isso simboliza o tempo da semente na terra, na escuridão e que depois sai da terra encontrando a luz para crescer e dar frutos.
Em conclusão, você governa seu mundo interior? Afinal você sabe andar pelo palácio sombrio do teu mundo interno?
Consegue lidar bem com todas as suas sombras e angustias dentro de si ?
Essas são perguntas que você deve fazer a si mesmo. É dever somente teu, ter soberania dentro de si. Perséfone lidava com as sombras todos os dias, o que a fez se tornar a melhor versão dela mesma. Ela conheceu as sombras, mas também conhecia a luz.
Como ativar o arquétipo de Perséfone?
- Sendo Maleável e Flexível.
- Treinando sua intuição.
- Sendo uma pessoa reflexiva.
- Ser discreta, prudente e paciente.
- Exerça a observação interior.
- Dedique-se inteiramente ao que esta fazendo no momento.
- Seja sempre observador(a).
- Pense sempre antes de agir.
- Ver sempre o lado bom e luminoso das coisas.
- Pratique a auto análise e auto controle.
- Ser forte espiritualmente.
- Firmeza interna.
- Comportamento moderado.
Sombra do Arquétipo de Perséfone:
- Preferir ficar recluso.
- Atenção apenas para coisas espirituais.
- Não saber lidar com a matéria.
- Ser infantil.
- Muito medrosa ou insegura.
- Sedentarismo.
- Baixa auto estima.
- Pouco dinâmica e combativa.
- Não é uma pessoa prática no dia a dia.
- Não sabe se impor.
- Alienada das coisas que acontecem ao seu redor.
- Evita intimidade.
- Muito ingênua, deixa se enganar facilmente.
- Evita ser notado.
- Necessidade de agradar sempre.
0 Comentários