Primeiramente, o arquétipo do herói esta naquela pessoa que se aventura além de sua zona de conforto, saindo para enfrentar os perigos e viver transformações, inesperadas ou não.
Saiba que de todos os arquétipos de jung, o arquétipo do herói é provavelmente o mais óbvio, mais popular e mais conhecido.
Além disso, este arquétipo também representa a mudança através do sacrifício – não importa quão grande seja esse sacrifício. Quem tem ativado na sua psiquê o arquétipo do herói possui uma grande necessidade de superação.
Contudo, a principal motivação desse arquétipo é provar seu valor, e seus maiores medos são o fracasso e a demonstração de fraqueza.
Seja na área profissional, no campo esportivo ou no palco político, o Arquétipo do Herói está determinado a deixar uma marca no mundo. E ele tem a impressão de que muitas vezes esta quase sempre diante de um grande sacrifício.
O arquétipo do Herói em resumo:
Em segundo lugar, este é o arquétipo protagonista, que usa o melhor de suas capacidades para derrotar a escuridão e enfrentar seus próprios demônios, inspirando cada um de nós a procurar dentro de si mesmo essa capacidade de vencer, de criar aquilo que se quer vier e de fazer acontecer.
Quem não ama um herói?
Se você está planejando usar este arquétipo e suas qualidades, saiba que você também é capaz de ativar o poder desse arquétipo em sua psiquê, pois essas qualidades já estão dentro de você.
Mas, para fazer isso, você precisa entender o que torna o arquétipo tão atraente. Porque nem tudo é magia, coragem e ficção.
É também de muita luta, de más escolhas e dilemas impossíveis, além disso é saber lidar com a realidade.
Arquétipo do Herói nas empresas
Nas empresas este arquétipo representa marcas que são muito bem-sucedidas em produzir resultados consistentes para seus clientes.
Ou seja, elas visam cumprir suas metas e dar tudo de si para alcançar seus objetivos.
Nesse sentido, isso se deve o seu foco principal é usar a competência e a coragem como virtude.
Além disso, o Arquétipo do Herói muitas às vezes confundido com o Arquétipo do Governante, demonstrando algumas qualidades semelhantes: Poder e Autoconfiança por exemplo.
O Herói, no entanto, é mais corajoso do que controlador. Ao mesmo tempo os heróis são vencedores, são realizadores que fazem as coisas de forma eficaz, em sua missão de melhorar o mundo.
O marketing de uma marca que possui o arquétipo do herói geralmente contém em suas copywriter frases e imagens em negrito para transmitir mensagens poderosas. Estas marcas tem o objetivo de desafiá-lo, inspirá-lo a buscar conquistas, não importa o que aconteça.
Da mesma forma, usam imagens que incorporam cores fortes e formas ousadas para passar a imagem de superação de desafios e de conquista.
Do mesmo modo essas marcas usam vídeos ou fotos de heróis em ação juntamente com uma mensagem no final que desafia o telespectador a buscar o mesmo nível de coragem e conquista.
Outros exemplos são organizações como o Corpo de Bombeiros do Brasil, que demonstram o arquétipo do herói por meio de seus esforços exclusivos para salvar as pessoas em desastres ecológicos e incêndios e etc.
Mais exemplos do Arquétipo de Heroínas e Heróis:
Geralmente você consegue identificar o arquétipo do herói na forma de um líder e pode ser visto ativado no esporte, figuras políticas e ramos das forças armadas.
É frequentemente representado em empresas que possuem fortes obrigações sociais em seu núcleo e existem para ajudar as pessoas e fornecer orientação sobre como desenvolver força e disciplina.
Você verá atletas assumindo o arquétipo do herói, já que muitos superaram grandes adversidades e dedicando suas vidas inteiras a subir na hierarquia para se tornarem mestres em seu estilo esportivo.
Ícones notáveis do esporte como Michael Jordan, Mireya Luis (vôlei Cuba) ou até mesmo Ana Moser (vôlei Brasil), são vistos como heróis por sua dedicação e conquista em seus respectivos esportes, bem como por suas contribuições filantrópicas.
Graus psicológicos do Herói
Cada um dos 12 arquétipos diferentes pode ser expressado em classificações escalonadas de intensidade representadas por três graus. O grau 1 é menos maduro, onde o grau 3 é o mais desenvolvido:
- Grau 1: O arquétipo do herói é expressado através da busca de desafios e da demonstração de grandes conquistas.
- Grau 2: O herói é um salvador para os outros e representa um forte senso de dever.
- Grau 3: Este arquétipo é um humanitário – fazendo grandes sacrifícios pelo bem maior.
Como ativar o arquétipo do Herói?
Lado Luz:
Você ativa o poder do arquétipo do herói quando:
- Deixa seu mundo comum para seguir uma missão ou circunstâncias desconhecidas.
- Descobre novos amigos e faz novos inimigos, incluindo um inimigo principal que parece invencível.
- Enfrente grandes provações.
- Aprende lições difíceis.
- Experimenta um momento onde pareça que “tudo está perdido” ou um dilema moral. Ou ambos.
- Coragem.
- Determinação.
- Motivação.
Arquétipo do Herói Lado Sombra:
- Arrogância.
- Medo.
- Agressividade.
- Implacável.
Em conclusão este arquétipo te estimula a tomar as rédeas da sua vida. Então você já sabe o que fazer.
0 Comentários