Primeiramente o arquétipo do pavão estará sempre ligado metaforicamente a realeza, ao respeito e a autoridade.
Em segundo lugar o pavão esta ligado a muitas divindades. Como por exemplo a deusa Hera (ver o arquétipo de Hera) a poderosa rainha dos deuses. Ela tinha o pavão como seu animal preferido e você irá entender porque.
Essa deusa era casada com Zeus, rei do Olimpo e pai de todos os deuses. Como ele era um marido infiel, a deusa Hera encarregou Argos, um monstro de cem olhos, vigiar uma das amantes de Zeus a mantendo como sua refém.
Nesse ínterim Zeus mandou chamar Hermes e ordenou que matasse o mostro de cem olhos. E assim ele o fez.
Então a deusa para recompensar a criatura, colocou os olhos de Argos nas penas de seu pavão.
Significando que ela tudo vê, tudo observa, assim ela enxerga tudo o que esta ao seu redor, e as situações que acontecem a sua volta.
Ainda sobre a deusa Hera e o pavão Jung diz: “vida, procriação e ressurreição” como ave associada a Hera (Juno), Mãe Rainha dos deuses. Diz Jung: “Assim como a rainha-mãe ou a mãe dos deuses concede a renovação, o pavão renova anualmente sua plumagem e, portanto, tem relação com todas as mudanças na natureza”
Arquétipo do Pavão – Um leque de possibilidades.
O simbolismo do arquétipo do pavão na filosofia é de esperança pois sua calda aberta e cada pena, cada olho, significa um leque de possibilidades no mundo, na vida. Todas as cores, todas as formas.
Crie o hábito de prestar atenção na vida olhando-a de vários ângulos diferentes, de cem maneiras diferentes, assim conseguirá enxergar todas as oportunidades que estão ao seu redor e expandir sua mente.
Arquétipo do Pavão e a Auto estima:
Assim também com sua linda calda, o pavão chama a atenção das fêmeas para o acasalamento.
Sob o mesmo ponto de vista, este arquétipo te ensina a abraçar o amor próprio, e a confiança em si mesmo. Por outro lado não permita abrir espaço para a arrogância e a vaidade.
Ao mesmo tempo, a energia do arquétipo do pavão pode nos lembrar que somos incríveis e devemos mostrar nossos recursos para conseguir as oportunidades que estamos buscando.
Há momentos que precisamos nos expandir, nos mostrar. Exponha sua beleza, seus conhecimentos.
O Pavão e a Fenix:
Historicamente, algumas tradições equiparam o animal espiritual do pavão à Fênix, um pássaro mítico que se diz ter ressuscitado das cinzas da pira funerária e renascer. Por que a comparar? Como a Fênix, o pavão exala confiança e oferece incentivo para abandonar o velho para dar lugar ao novo. Outra razão de todos os pássaros é que parece mais à fênix na aparência.
Em conclusão, use o arquétipo do pavão quando precisar de mais vibração e vitalidade em sua experiência de vida. Ele pode ajudar em sua autoestima e vida espiritual.
Dessa forma, use quando tiver necessidade de mais dinamismo na sua vida e nas suas ideias.
Como Ativar o Arquétipo do Pavão:
- Vigilância atenta.
- Incentivo a auto estima
- Atração
- Expressão
- Refinamento
- Espiritualidade
Sombra:
- Não saber lidar com a vaidade
- Orgulho
- Grande necessidade em querer chamar atenção
- Mania de Grandeza
“Mostre classe, tenha orgulho e mostre caráter.
Se você fizer isso, a vitória cuida de si mesma.”
Paul Bryant
3 Comentários
Muito bom, gostei deste conteúdo sobre o arquétipo do pavão, e, pretendo me informar muito mais sobre o assunto nesta minha nova fase da vida. Obrigado!
Adorei a matéria
Hilda Maria, obrigado!